terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Control Arms inicia segunda etapa da campanha pelo controle de armas

31.01.12 - Mundo
 
Natasha Pitts
Jornalista da Adital
Adital
Em novembro de 2011, a aliança global da sociedade civil Control Arms deu inicio a uma campanha em favor do controle de armas no mundo com vistas à votação, por parte das Nações Unidas, do Tratado Internacional de Controle de Comércio de Armas. Neste ano, "Fala aí: Controle de Armas Já” (em espanhol: Alza tu voz -­ ¡Armas Bajo Control Ya!”) está entrando em sua segunda etapa e quer cobrar dos governos mais responsabilidade, transparência e controle no comércio de armas.
A ideia é que até o dia 10 de fevereiro uma grande quantidade de pessoas conheça a iniciativa, entre no site oficial da campanha e assine o abaixo assinado virtual. Outra possibilidade é que as pessoas criem atividades, blogs, organizem eventos, compartilhem vídeos e imagens e usem as redes sociais para divulgar a campanha e conscientizar sobre a necessidade de controlar o comércio de armas.
A segunda etapa da campanha "Fala aí: Controle de Armas Já” termina no próximo dia 10. A partir desta data, Control Arms e as organizações apoiadoras espalhadas pelos países formularão outras ações, de modo que até julho deste ano, quando o Tratado de Controle de Comércio de Armas (ATT – Arms Trade Treaty, por sua sigla em inglês) será votado, a campanha tenha tomado proporções globais e recebido adesão de milhares de pessoas.
Com esta iniciativa, as organizações envolvidas pretendem pressionar os governos para que o ATT: evite a venda de armas e munições quando há risco significativo de que elas sejam usadas em violações graves do direito humanitário internacional, da lei internacional dos direitos humanos, e aumentem a violência armada ou prejudiquem o desenvolvimento socioeconômico; permita a responsabilização de governos nos casos de descumprimento do direito internacional e da Carta das Nações Unidas; inclua todas as armas e munições, todas as transferências e transações; e abarque parâmetros para sua plena implementação, acompanhamento, cooperação internacional, cumprimento e responsabilização.
Por que controlar a venda de armas e munições?
Atualmente, os países produzem e comercializam armas, munições e outros equipamentos bélicos sem que haja qualquer tipo de regulamentação ou controle adequado. Este fato causa transtornos, afeta a vida de milhares de pessoas e provoca a morte de várias outras. Prova disso é que apenas no Brasil acontecem 95 mortes por armas de fogo todos os dias, uma a cada 15 minutos.
Control Arms parte do princípio de que se produtos como alimentos e remédios são controlados, armas, munições e equipamentos bélicos, que são produtos letais, também devem ser. Pensando nisso, desde 2003 a aliança global luta para que os governantes deem atenção a esta causa e envolve organizações espalhadas pelo mundo a fim de disseminar a necessidade de controle deste comércio.
Mais informações sobre a Campanha e o Tratado Internacional no link: http://speakout.controlarms.org/speakout/index.php?lang=es

Nenhum comentário:

Postar um comentário