terça-feira, 4 de outubro de 2011

JORNADA TEOLÓGICA DO NORTE REUNE REPRESENTANTES DA TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO

04.10.11 - América do Norte
Jornada Teológica do Norte inicia nesta quarta-feira (5)
 
Camila Maciel
Jornalista da Adital
Adital
Começa nesta quarta-feira (5), na Cidade do México, a Jornada Teológica da Região Norte (JTN), que reunirá representantes da Teologia da Libertação, especialmente mexicanos e hispânicos dos Estados Unidos e Canadá. O encontro segue até o próximo sábado (8) e tem como propósito preparar católicos para o Congresso Continental de Teologia (CCT), que será realizado em outubro de 2012, no Brasil.
O México é o terceiro país a receber a Jornada Teológica, a qual já passou por Guatemala e Chile. Colômbia também será sede do evento ainda no mês de outubro, encerrando o ciclo de atividades preparatórias para o CCT. O Congresso será realizado no marco dos 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II e dos 40 anos da publicação do livro Teologia da Libertação – Perspectivas, de Gustavo Gutiérrez, que inaugura a trajetória da teologia no continente.
De acordo com a organização, a JTN tem como objetivo principal "discernir sobre os novos desafios de uma época marcada por profundas transformações e as conseqüentes tarefas para uma teologia como serviço à criação, à humanidade com vida digna e as experiências de fé, em um mundo plural e globalizado”, assinala o texto de apresentação no site oficial do evento.
A Jornada Teológica do Norte terá como tema geral Esperança da Libertação e Teologia e como eixo transversal a Espiritualidade pela Paz. Foram definidos também seis eixos temáticos a serem trabalhados no encontro, os quais refletem os problemas e desafios mais urgentes enfrentados na região. Migrantes, participação cidadã, direitos humanos, economia, práticas eclesiais e ecologia foram os eixos escolhidos.
Em geral, a programação prevê a realização de mesas de trabalho, grupos de trabalho e Conferências. A primeira mesa de trabalho, definida como ‘momento ver', versará sobre o Diagnóstico social e eclesial da Região Norte. O ‘momento pensar' refletirá sobre os "desafios da realidade e as esperanças de libertação”, a partir da prática e da teologia. Na sexta-feira (7), a mesa de trabalho terá o ‘momento atuar' para definir as linhas teológico-pastorais propostas pela Jornada do Norte.
A conferência de abertura contará a participação do filósofo argentino Enrique Dussel, que falará sobre o "Caminhar teológico-pastoral da Igreja na América Latina”. Doris García-Mayol promoverá palestra sobre os "Novos paradigmas de interpretação bíblico-teológica a partir da Teologia latino-americana da libertação”. A teóloga mexicana Pilar Aquino falará sobre "Sujeitos e Espiritualidade da Libertação”. As mesas de trabalho e as conferências serão intercaladas por momentos em plenário e em grupos para discussão dos temas abordados.
A programação da Jornada prevê ainda a realização de um evento aberto, com o tema "Paz e Direitos Humanos”. "A Jornada renovará a reflexão teológica, confrontando com a problemática do nosso país, para viver a esperança da libertação”, afirma o texto de convocação da Jornada do Norte. No sábado (8), o encontro será finalizado com a apresentação da mensagem final da Jornada do Norte, assim como de uma avaliação do evento.
Para mais informações: http://jornadasteologicas.org/
Confira, também, a entrevista:
Em português:
América del Norte - Entrevista – José Sánchez fala sobre a Jornada Teológica de la Región Norte, que acontecerá en el México
En espanho:
América del Norte - Entrevista – José Sánchez habla sobre la Jornada Teológica de la Región Norte, que ocurrirá en México

Nenhum comentário:

Postar um comentário