PARA BUSCAR RESPOSTAS EM RELAÇÃO AOS MEDICAMENTOS ESTRAGADOS NA 8ª GERES EM PETROLINA, O PSOL VAI ENCAMINHAR A DENÚNCIA AO MINISTÉRIO PÚBLICO.
Como observamos as explicações são divergentes onde em uma nota:
"A Secretaria Estadual de Saúde (SES) esclarece que o medicamento Nistatina não é distribuído pelas Gerências Regionais de Saúde (Geres). Por ser da rede básica de saúde, o fluxo de distribuição é de responsabilidade dos municípios, que o recebem diretamente do Governo do Estado, sem intermédio das Geres."
O mais incrível é que a pilha é de um único medicamento e com a marca do Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco S/A - LAFEPE.
Para derimir dúvidas o PSOL está enaminhando a denuncia ao MP."
http://blogfolha.com/?p=30642
http://blogfolha.com/?p=30719
Como observamos as explicações são divergentes onde em uma nota:
"A Secretaria Estadual de Saúde (SES) esclarece que o medicamento Nistatina não é distribuído pelas Gerências Regionais de Saúde (Geres). Por ser da rede básica de saúde, o fluxo de distribuição é de responsabilidade dos municípios, que o recebem diretamente do Governo do Estado, sem intermédio das Geres."
E na outra nota:
"A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) informa que os medicamentos estocados na sede da VIII Gerência Regional de Saúde (Geres), em Petrolina, são resultado de operações realizadas durante todo o ano de 2010, em conjunto com as polícias Civil e Federal. As fiscalizações foram feitas em farmácias e distribuidores de toda a região do Sertão do São Francisco e tiveram o objetivo de apreender medicamentos vencidos, falsificados ou os de uso controlado comercializado sem receita."Para derimir dúvidas o PSOL está enaminhando a denuncia ao MP."
http://blogfolha.com/?p=30642
PSOL denuncia: Pilha de medicamentos estragados na 8ª Geres, em Petrolina-PE
25 de maio, 2011
Foi enviado ao blog, por membros do PSOL de Petrolina, matéria com fotos afirmando que, na 8ª Geres - Gerencia Regional de Saúde de Petrolina, há pilhas de caixas de remédios vencidos.
Leia, na íntegra, os questionamentos feitos pelo PSOL:
Por que os medicamentos não foram distribuídos com os municípios da Regional de Saúde?
Quem vai ser responsabilizado por isso?
A população, que paga os impostos na expectativa de assistência à saúde de qualidade com direito a medicamentos que ainda são muito caros, presencia fatos como este. É lamentável. Cabe ao órgão regional de saúde dar as explicações.
Cabe, ainda, ao Ministério Público investigar os fatos.
________________________________________________________________________
Em nota, Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco responde denúncia do PSOL sobre remédios vencidos da 8ª Geres
25 de maio, 2011
Nesta manhã de quarta-feira(25), o BlogFolha publicou uma matéria- denúncia enviada pelo PSOL de Petrolina, de que havia pilhas de remédios vencidos na 8ª Geres.
Sobre o tema, a Secretaria Estadual de Saúde enviou uma nota de esclarecimento.
LEIA, NA ÍNTEGRA, A NOTA DA SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO:
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) esclarece que o medicamento Nistatina não é distribuído pelas Gerências Regionais de Saúde (Geres). Por ser da rede básica de saúde, o fluxo de distribuição é de responsabilidade dos municípios, que o recebem diretamente do Governo do Estado, sem intermédio das Geres.
O lote de Nistatina, já vencido, foi encaminhado, no final do ano passado, pelas prefeituras da região à VIII Geres, com o objetivo de que a Gerência desse o destino adequado ao material. A nova gestão, empossada há 36 dias, está empenhada em resolver tal problema e vai contratar, nos próximos dias, uma empresa especializada para incinerar a medicação vencida.
A Secretaria Estadual de Saúde ressalta, ainda, que todos os medicamentos distribuídos pelas Geres obedecem a critérios rigorosos que garantem a qualidade dos produtos.
Secretaria Estadual de Saúde – PE
Superintendência de Comunicação
________________________________________________________________________
http://blogfolha.com/?p=30921Medicamentos depositados na VIII Geres foram apreendidos pela Apevisa
27 de maio, 2011
A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) informa que os medicamentos estocados na sede da VIII Gerência Regional de Saúde (Geres), em Petrolina, são resultado de operações realizadas durante todo o ano de 2010, em conjunto com as polícias Civil e Federal. As fiscalizações foram feitas em farmácias e distribuidores de toda a região do Sertão do São Francisco e tiveram o objetivo de apreender medicamentos vencidos, falsificados ou os de uso controlado comercializado sem receita.
“Esses medicamentos são as provas dentro dos autos de infração sanitária e também dos processos criminais conduzidos pelas polícias Civil e Federal. Dessa forma, só poderemos incinerar os produtos, o que será feito dentro das normas sanitárias, após a conclusão e julgamento dos processos”, explica o gerente-geral da Apevisa, Jaime Brito, que ontem ao saber da repercussão do caso em Petrolina, entrou em contato com a diretora da gesres para esclarecer a origem dos medicamentos.
Na última quarta-feira, o Partido Socialismo e Liberdade (PSol) denunciou, equivocadamente, que caixas de medicamentos vencidos se acumulavam na sede da VIII Geres, ao invés de terem sido utilizados pela população.
Texto: Ascom/ Saúde PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário