segunda-feira, 30 de maio de 2011

GAZZETA DO SÃO FRANCISCO

Notícias
26/05/2011 09h45

PSol denuncia acúmulo de medicamentos vencidos na 8ª Geres


O Partido Socialismo e Liberdade (PSol) em Petrolina, denunciou na manhã desta quarta-feira por meio do seu blog que caixas de medicamentos vencidos se acumulam na 8ª Gerência Regional de Saúde (Geres).
De acordo com as informações, os medicamentos como Nistatina utilizado para combater fungos, não foram distribuídos e venceram em 2010. A postagem do blog questiona por que não houve a distribuição, e se os responsáveis serão punidos.
Por telefone, uma das responsáveis pela denúncia, a técnica em patologia clínica e presidente da Associação dos Profissionais de Saúde de Petrolina, Maria Perpétua Rodrigues, que trabalha na Geres, informou que os medicamentos foram fabricados em 2008. “Ainda estão aqui, não foram incinerados. Por que os medicamentos não foram distribuídos com os municípios da regional? Queremos que quem fez isso, deixando esses medicamentos vencerem, seja responsabilizado. Tem que ter punição”, afirmou.
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que o medicamento Nistatina não é distribuído pelas Gerências Regionais de Saúde (Geres). Por ser da rede básica de saúde, o fluxo de distribuição é de responsabilidade dos municípios, que o recebem diretamente do Governo do Estado, sem intermédio das Geres.
O lote de Nistatina, já vencido, foi encaminhado, no final do ano passado, pelas prefeituras da região à VIII Geres, com o objetivo de que a Gerência desse o destino adequado ao material. Conforme a nota, a nova gestão, empossada há 36 dias, está empenhada em resolver o problema e vai contratar, nos próximos dias, uma empresa especializada para incinerar a medicação vencida.
A Secretaria Estadual de Saúde ressalta, ainda, que todos os medicamentos distribuídos pelas Geres obedecem a critérios rigorosos que garantem a qualidade dos produtos. Sediada em Petrolina, a 8ª Geres atende ainda os municípios de Afrânio, Dormentes, Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande, Orocó e Cabrobó.
[T] Fabiano Barros [F] Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário