terça-feira, 19 de abril de 2011

Fidel Castro renuncia oficialmente a cargo no Partido Comunista

Ex-presidente diz aprovar reforma proposta pelo irmão, Raúl, durante Congresso do PC em Havana

Ricardo Galhardo, enviado a Havana, Cuba | 19/04/2011 10:57
Compartilhar:
Foto: Reuters Ampliar
Foto distribuída pela imprensa oficial cubana mostra Fidel Castro analisando candidatos ao Escritório Central do Partido Comunista (18/04)
O ex-presidente cubano Fidel Castro renunciou oficialmente ao cargo de primeiro secretário do Partido Comunista de Cuba, que ocupava desde sua criação, em 1962.
Em artigo publicado nos veículos oficiais de imprensa, Fidel afirma que renuncia devido à sua fragilidade física. “Raúl (Castro, irmão de Fidel e atual presidente de Cuba) sabia que eu não aceitaria na atualidade nenhum cargo”, diz o artigo.
Era o último cargo oficial de Fidel na hierarquia da ilha. A partir de agora o “comandante em chefe” das forças revolucionárias se dedicará a ser um “soldado das idéias” se limitando a escrever suas reflexões publicadas quase que diariamente na imprensa cubana.
Na manhã desta terça-feira o Comitê Central do PC se reúne para escolher os novos integrantes do Escritório Central, entre eles o novo número 2 do partido que em 50 anos de existência sempre teve os irmãos Castro nos dois cargos mais importantes. A expectativa é pela escolha de um nome que represente a renovação do ambiente político cubano.
Fidel, que também passou 50 anos na presidência do país (cargo ao qual renunciou em 2008 por motivos de saúde), aprovou a proposta de Raúl de limitar em dois mandatos de cinco anos o tempo em cargos políticos e administrativos. “Me agradou a idéia. Era um tema sobre o qual havia meditado muito”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário