Pernambuco vive uma fase de acelerado crescimento econômico. O Complexo Industrial e Portuário de Suape é um exemplo disso, pois é considerado a “jóia da coroa pernambucana”. São investimentos públicos e privados em grandes projetos que já somam bilhões de dólares: refinaria de petróleo, estaleiro, petroquímica, fábrica de automóveis e outros.
Ao lado desses inegáveis benefícios, é preciso enxergar o outro lado da moeda: os sérios danos à saúde dos trabalhadores e ao meio ambiente que tais empreendimentos têm provocado. O fato é que o Complexo de Suape tem sido palco de acidentes de trabalho graves e fatais e de conflitos devido à insatisfação pelas condições de trabalho.
Assim, o MOVIMENTO 28 DE ABRIL, formado por diversas entidades da sociedade civil, propõe uma reflexão sobre este sério problema de saúde pública.
Queremos chamar a atenção das autoridades e da população em geral para que Suape seja realmente a redenção econômica de Pernambuco: mas não à custa do adoecimento e morte dos trabalhadores e de prejuízos ambientais incalculáveis.
28 de abril (5ª feira)
6 da manhã - panfletagem na estação central do Metrô do Recife
14 horas - audiência pública no auditório do Ministério do Trabalho (Av. Agamenon Magalhães)
Nenhum comentário:
Postar um comentário