domingo, 6 de março de 2011

Previdência Social ou Bolsa Banqueiro

05-Mar-2011
 
O "Bolsa Banqueiro" é alimentado por várias fontes. Uma delas é o sistema de previdência social. Para assegurar a aposentadoria do trabalhador, o patrão desconta porcentagem do salário que deve ao empregado e acrescenta a sua contribuição.
 
O enorme volume de recursos arrecadado é depositado em bancos privados, sendo por estes aplicados a juros de distintas maneiras.
 
Obviamente esse dinheiro pertence ao trabalhador e não ao INSS. Menos ainda aos bancos em que são depositados.
 
Conseqüentemente, os juros desse dinheiro deveriam reverter ao trabalhador na hora da aposentadoria. Não é o que acontece. Ao aposentar-se, o trabalhador recebe a magra aposentadoria e nada mais. Os juros foram inteiramente embolsados pelos banqueiros.
 
Não se entende por que os sindicatos não acionam a justiça na defesa de seus associados.
 
A esquerda brasileira também está devendo uma atitude mais agressiva em relação a este aspecto. Se sua bancada apresentar um projeto acabando com esse furto e for para as portas das fábricas mobilizar a massa a fim de pressionar, não estaria fazendo mais do que sua obrigação.
 
Tal projeto, se aprovado, acabaria de vez com uma prática profundamente nociva aos interesses dos trabalhadores. Como se sabe, muitos patrões, com o assentimento dos empregados, que precisam do emprego, não fazem o desconto da contribuição previdenciária sobre os salários e aproveitam para não fazer também a contribuição patronal.
 
Aliás, o projeto regulador das aposentadorias deveria agregar também um artigo criando uma figura delituosa para punir o empregador que cometesse tal irregularidade.  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário